sábado, 28 de março de 2009

Bamblus/Projeto Daniel Luz Borges


A questão ecológica é hoje um assunto muito discutido. A poluição e subprodutos decorrentes de uma economia industrial capitalista globalizada geram desequilíbrios por todas as partes do globo, na terra, água e ar. O bambu é eficaz no combate a muitas formas de poluição nestes recursos naturais, produzindo oxigênio, reciclando a água de rios e lagoas e limpando o solo de alguns elementos nocivos. É também um material altamente renovável e que pode substituir o uso da madeira (material e combustível), impedindo o corte indevido de árvores essenciais ao equilíbrio natural.
Na América do Sul existem culturas ricas e vibrantes que muito se associaram ao uso do bambu. É o caso do Equador e da Colômbia, países onde o bambu da espécie Guadua angustifólia, gigante e muito resistente, é conhecido por todo habitante, e é utilizado há milhares de anos pelos nativos. Ele sustenta casas de mais de 100 anos de idade, assim como as casas de uma grande parcela da população. A Costa Rica, na América Central, recentemente adotou uma estratégia para implementar a construção em massa de habitações populares construídas com bambu.
O Brasil é um dos países com maior número de espécies nativas e maior área de florestas naturais de bambu. Estas espécies nativas, algumas até endêmicas, são na sua grande maioria desconhecidas. É imperioso elaborar uma política de preservação, propagação e disponibilização destas espécies que muito têm a nos encantar e oferecer.
Pessoas do mundo inteiro se unem em associações e instituições para divulgar as múltiplas utilizações do bambu, incitar o debate social e desenvolver a pesquisa científica, tomando como exemplo: IBA, INBAR, ABMTENC, ABS, EBS, ECUABAMBU. Texto do site:
No atual contexto social e produtivo mundial, vemos crises assolando povos de países inteiros. Estes se vêem à margem da política econômica mundial, e não conseguem criar e manter uma economia própria. Mas existem alguns países enxergando o bambu como um dos meios alternativos para aumentar a produtividade agrícola, gerar emprego e estimular a indústria, assim como pensam os governos de China, Nepal, Filipinas e Havaí.
Segundo: Raphael Moras de Vasconcellos
Na grande parte dos casos o bambu é usado em sua forma bruta simplesmente com secagem e tratamento, assim o fabricante deve adequar o produto a forma do bambu. Com o fitamento da peça podemos fazer o bambu se adequar ao produto, e com a colagem ter um material resistente e inovador, com um toque de madeiras e acabamentos de luxo.
O processo para a fabricação de pisos, revestimentos de moveis e paredes com o bambu, Consiste em fitas de bambu de três mm que podem variar as dimensões de largura e comprimento dependendo do tamanho da peça. O produto é colado sobre alta pressão com uma resina especial, e após passa por diversas graduações de lixas para obter o acabamento desejado. Na colocação do piso no ambiente será usado o mesmo tratamento do já conhecido parquet.









Nenhum comentário:

Postar um comentário