segunda-feira, 30 de março de 2009

IN-Volution / Casa Brasil 2007





A cadeira, IN-Volution , foi feita partindo da vontade de resgatar os encaixes da carpintaria antiga, porém trazendo uma inovação em materiais. O Metacrilato já vinha sendo usado em cadeiras, mas não com a abordagem que foi dada, usando-se na parte estrutural. Já os encaixes foram feitos manualmente, usando técnicas centenárias com a madeira. Na junção de materiais chegamos a um móvel limpo que se harmoniza com os ambientes e que passa leveza aos olhos do espectador.Também faz parte do projeto a preocupação com a entrega do produto, por isso que uma de suas funções é um desmonte rápido, e quando desmontada a vantagem de não ocupar o espaço normalmente ocupado pelos produtos concorrentes.

União de materiais e resgate de técnicas é o objetivo deste projeto, juntando materiais novos como o Metacrilato, e a madeira que já é usada desde a invenção dos móveis. A cadeira é constituída por duas laterais de Metacrilato onde o corte das peças é feito a laser, para uma maior qualidade no acabamento e precisão no corte.O assento e o encosto são constituídos de madeiras maciças, das qualidades Jatobá e Tauari, ambas de origem ambientalmente sustentável. Assento e encosto são ligados por cunhas à parte estrutural da cadeira, os pinos do sistema de cunhas são fabricados com a madeira Tauari, e a ligação das partes do assento e encosto são pelo sistema de alma entre as peças. Em um total de 12 peças, que juntas formam a cadeira IN-Volution.

Materiais:Madeira

Tauari - Umidade 15% Aparente 0,66 g/cm³ - 660 kg/m³Básico 0,59 g/cm³ - 540 kg/m³
Madeira Jatobá - umidade a 15% (0,90 a 1,10 g/cm³).


Metacrilato É um termoplástico da família dos acrílicos, sendo um dos mais completos plásticos de engenharia. Manufaturados a partir de matéria-prima nobre, 100% virgem, é um material extremamente versátil, reciclável, resistente a intempéries, raios UV, amarelamento e especialmente desenvolvido para design, iluminação e arquitetura. Pode ser usinado e moldado com facilidade, possuindo texturas inovadoras e conferindo leveza e modernidade ao ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário